Problemas em Pizzarias

Nas mais de cem empresas em que fiz consultorias nas áreas de finanças, estoque, pessoas e estratégia, observei e apresento aqui as que quase sempre detecto.

  1. A pizzaria compra de acordo com os fornecedores e não observa a disponibilidade de dinheiro. O empresário “acha” que estará em vantagem com os descontos oferecidos, mas na verdade está descapitalizando seu caixa com alguns produtos de baixo giro de estoque. A solução pode ser a compra de acordo com a demanda, mesmo que o valor unitário do item seja um pouco mais elevado.
  2. A relação entre pizzaria e fornecedor é baseada na desconfiança e no resultado ganha-perde. É uma briga diária na qual uma das partes sempre perde, seja na quantidade e/ou no preço ou na qualidade. A solução para uma empresa sustentável será sempre a ética nos negócios. E isto inclui a escolha de fornecedores que tenham os mesmos valores éticos.
  3. O recebimento é feito por qualquer colaborador e sem estrutura adequada de trabalho, o que abre chances para produtos fora da validade, lacres rompidos, desvios e baixa qualidade. A solução pode estar no mapeamento dos processos, descrição das atividades, treinamento intenso dos responsáveis e planejamento de adequação das instalações e equipamentos.
  4. O desperdício é um dos grandes males das pizzarias. As perdas no armazenamento e no preparo não são medidas, causando enormes prejuízos financeiros se acumulados ao ano. A solução pode estar no estudo de indicadores de consumo dos produtos mais caros ou importantes, por exemplo a relação entre consumo mensal de queijo por pizza vendida. Essa análise força a observância das quantidades estabelecidas nas fichas técnicas dos produtos.
  5. Os estoques são abertos e de fácil acesso a todos os colaboradores, o que gera falta de controle e aumento das chances de desvios. Uma solução é a definição de somente uma pessoa que atuaria como estoquista e o intenso treinamento e checagem através de inventários regulares.
  6. A falta de observação da ficha técnica e o cruzamento de resultados com o fator de correção dos principais produtos classe A deixam a cozinha sem controle, incentivando o desperdício e a falta de padrão. A solução normalmente é um maior comprometimento do gestor com os processos, treinamentos regulares de pessoas.
  7. A rotatividade de colaboradores é alta devido a falta de processos profissionais no recrutamento e seleção. Os atritos são constantes por falta de políticas de pessoal e as despesas com demissões são altas, impactando diretamente no caixa da pizzaria. A solução pode estar na definição de perfis de funcionários pelo RH, realizar reuniões constantes para discussões sobre relações interpessoais, pesquisa técnica de satisfação do colaborador.
  8. Não há padrão no atendimento ao cliente. Cada garçom atende de acordo com a experiência que possui. Os garçons não conhecem o produto. A solução, além de maior comprometimento do gestor, estará nos treinamentos de garçons, na avaliação pelos clientes e na percepção do gestor nos contatos diretos com clientes.
  9. A pizzaria está com problemas financeiros, gerando contas a pagar pendentes, multas e protestos. A falta de controles básicos das finanças e a falta de disciplina levam a empresa à inviabilidade. A solução é analisar o DRE mensal, detectando os custos que mais impactarem nos resultados e tomando providências imediatas para sua redução. O estoque é um custo que mais compromete os resultados.

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