A gestão de uma empresa depende das ações do empresário e pelo seu entendimento das relações entre os vários setores que gerencia.
Independente do porte de sua empresa ou número de colaboradores que você gerencia, os setores se inter relacionam das seguintes formas:
Recursos Humanos – interfere em todos os setores, já que define os perfis de funcionários, planeja treinamentos, define salários, organiza férias.
Finanças – interfere também com todos os setores. Estabelece necessidade de vendas, define verbas para compras, estoque e marketing. Gerencia valores para pagamentos de salários e todos os compromissos financeiros.
Compras – necessita de orientações do financeiro, atende necessidades do estoque e garante o sucesso das campanhas de marketing. Garante a satisfação do cliente.
Estoque – controla os mais altos custos de uma pizzaria, necessita de pessoal treinado, garante resultados financeiros e sucesso nas campanhas de marketing. Atende as vendas na qualidade dos produtos aos clientes.
Marketing – engloba toda a empresa. Expõe para o mercado o que a empresa tem. A empresa vende atendimento, produto, preço e comodidade.
Vendas – depende da atuação de todos os setores. Se algum falhar, o cliente poderá não ser bem atendido.
Evidente que na prática esse mundo é extremamente complexo e necessita de muita atenção do gestor.
Todas as áreas têm sua importância e influenciam diretamente na produtividade da empresa. Então, os processos de escolha de seus colaboradores deverão ser os primeiros passos para essa engrenagem ser colocada em prática.
Porém, antes disso, o planejamento estratégico que surgiu da cabeça do empresário deve estar escrito e testado teoricamente a partir de um plano de negócios.
José Palermo Neto